segunda-feira, 1 de junho de 2009

Como fazer feijão

Hoje a Mayra, minha amada esposa, não vai poder fazer o nosso almoço, pois ela está cobrindo licença de uma colega de trabalho. Aí sobrou pra mim ter que fazer o feijão. Ela já deixou as coisas meio esquematizadas e tive que dar uma googada para aprender a refogar feijão. Achei esta receita interessante vou compartilha-la e se ficar boa eu comento aqui.



Receita:

Continuando com a nossa série básica, hoje vamos aprender como fazer feijão. Dá um pouco mais de trabalho que o arroz, mas nada que seja impossível de se fazer. Mãos à obra:

INGREDIENTES

2 copos de feijão (nesta receita eu uso 2 copos de feijão, cerca de 500 gramas.)
água a gosto
calabreza (opcional) a gosto
bacon (opcional) a gosto
salsinha picada ((opcional)) a gosto
cebolinha picada ((opcional)) a gosto
sal a gosto

PASSO A PASSO

Separe e lave o feijão. Deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Se estiver com pressa pode ferver 1 litro de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 2 horas.
Despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela. Se você não tiver uma panela de pressão, pode usar uma panela comum, porém vai levar mais tempo para o feijão ficar pronto.
Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto. Quando começar a apitar conte 20 minutos. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e vá provando o feijão pra ver se amoleceu.
Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa. Tome cuidado nesse passo pra não explodir sua cozinha! Pra garantir você pode colocar a panela debaixo da torneira, mas não faça isso logo depois que retirou ela do fogo, espere sempre ela dar uma esfriada antes.
Fatie a calabreza e corte o bacon em cubinhos. Coloque ambos em uma panela e deixe fritar por alguns minutos. Depois junte o feijão.
Adicione o sal, geralmente 1 colher de sopa não muito cheia é suficiente. Se você colocou a calabreza e o bacon, diminua no sal, pois eles já são salgados.
Deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e vá mexendo aos poucos.
Agora o feijão está pronto. Na hora de servir basta jogar a salsinha e a cebolinha picadas por cima pra dar um visual diferente e pronto!

[UPDATE] A Rita, do TwinCuisine me lembrou: Colocar uma ou duas folhas de louro no feijão dá um toque especial. Realmente eu tinha esquecido. Valeu Rita!

Fonte

2 comentários:

  1. Estou lutando com a minha modestia, mas o combinado não sai caro.

    Ficou maravilhoso o meu feijão pode perguntar pra Mayra eheheh

    ResponderExcluir
  2. E não é que ficou mesmo!!!!!!!!!!!!!!
    Dá de 10 a zero no meu!!!!!!!!!
    P/ o bem do nosso apetite, volte mais vezes a nossa "pequena e aconchegante coinha" meu amor!!!

    ResponderExcluir