quinta-feira, 4 de junho de 2009

Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai)


Significa "árvore em bandeja".

Um bonsai precisa ter outros atributos entretanto além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma réplica artística de uma árvore natural, em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.

No Ocidente o cultivo de bonsai como hobby desenvolveu-se bastante nos últimos 20 anos e hoje estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo. O crescente interesse pelo bonsai é partilhado com a crescente atenção dada às artes orientais nos últimos anos. Apesar de parecer um hobby extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura não é por si só muito mais complexo do que a jardinagem comum aplicada a plantas em vasos. A diferença básica é o cuidado para reproduzir as características de uma árvore de porte muito maior, e aí reside a dificuldade. Mais do que cuidadosa poda e adubação, é preciso também muita paciência e alguma habilidade artística.

Fonte

Hoje antecipei o Dia do Namorados e presentei minha querida e amada esposa com um Bonsai. E muito legalzinho, quem nunca assitiu Karatê Kid e jamais pensou em ter um.





Ela adorou e vamos cultivá-lo com muito amor. Ah ficou lindo na nossa sala eheheh.

Olha ele ai.



Esqueci o nome dele depois eu posto aqui. Ah depois melhoro esta foto também...

Outros Links:

Proejeto Bonsai

Nenhum comentário:

Postar um comentário