sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Brasil tem gêiser e fica em Caxambu/MG




Um géiser (português europeu) ou gêiser (português brasileiro) é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. O nome Géiser provém de Geysir, o nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, "jorrar".

A formação de géiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que existe apenas em poucos locais na Terra; logo são fenómenos razoavelmente raros. Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos.

Caxambu possui no Gêiser uma raridade que atrai turistas do mundo todo. Com alcance de 8m de altura (agora melhor distribuído para banhos através de uma construção cônica) e temperatura média de 27º C, a água multi - mineralizada do Gêiser Dr. Floriano Lemos, é ideal para a pele.



Processo de formação

A água subterrânea que se encontra nas fissuras, cavidades e lençóis freáticos, em contacto com rochas e principalmente a lava vulcânica encontrada abaixo à elevada temperatura, vai aquecendo a água gradualmente. A elevada pressão a que a água se encontra faz aumentar o ponto de ebulição da água e, quando a temperatura da água atinge um ponto crítico, entra rapidamente em ebulição. O vapor de água obriga então a água a subir de forma violenta, em forma de jacto, dando origem a esta manifestação de vulcanismo. Esses jactos podem atingir cerca de 80 metros de altura e apresentar temperaturas de 70 °C a 100 °C.

Wikipedia



Remendação: 5 estrelas

Legendas:

1 Estrela: Não vá.
2 Estrelas: Vá mais volte logo.
3 Estrelas: Vá e não esqueça a máquina fotografia e um lanchinho.
4 Estrelas: Vá e leve todo seu equipamento.
5 Estrelas: Imperdível.

8 comentários:

  1. Que informação interessante, eu não sabia da exitência deste fenômeno aqui no Brasil. Já vai para minha lista de visitas. Abs, Zé Reynaldo.

    ResponderExcluir
  2. É bem legal sim, conheça mais sobre o Gêiser de Caxambu visitando o site Descubra Caxambu (http://www.descubracaxambu.com.br/parquedasaguas/fontes-de-agua-mineral/geiser-floriano-de-lemos)

    ResponderExcluir
  3. estive ai e nao vi o geiser jorrando,qual a frequencia dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estive no Gêiser e tinha acabado de jorrar e fiquei lá mais de 6h e um funcionário do parque disse que jorra uma vez ao dia por voltas das 9:30 à 10:30. Infelizmente cheguei tarde ás 10:45H.

      Excluir
  4. Interessante , não sabia que tem Gêiser no Brasil

    ResponderExcluir