segunda-feira, 19 de julho de 2010

Postura na pilotagem

Manter uma postura correta é essencial ao bom desempenho do motociclista. Tanto uma motocicleta grande como uma pequena, em relação ao seu porte físico, favorecem uma postura incorreta, ocasionando tensionamento dos músculos e acionamento inadequado dos comandos de pé e mão.



Para pilotar com uma postura correta, a cabeça deve estar levemente levantada, pois pilotar com a cabeça abaixada diminui a visibilidade. O condutor deve sempre estar com a sua visão o mais adiante possível, para aumentar a capacidade de reação.
Manter a coluna ereta evita a fadiga e problemas posteriores com a coluna vertebral. Mantenha a cabeça sobre os ombros, não permita que a sua cabeça fique posicionada para frente.

É importante também lembrar dos ombros. Se ficam relaxados, você não terá problemas ao pilotar. Caso fiquem tensos, encolhidos, automaticamente suas mãos também ficarão, e você não conseguirá pilotar bem e de forma correta. Braços relaxados funcionarão como molas, ajustando a distância do tronco ao guidão. Se os ombros não estiverem sendo forçados e os braços não estiverem dobrados demais, sua posição estará certa.
As mãos devem segurar o centro das manoplas, deixando cerca de um centímetro de cada lado. Isso fará com que o acionamento dos comandos seja mais suave.
Os cotovelos devem ficar ligeiramente dobrados para dentro, funcionando como uma mola.

A posição dos quadris também é importante. Ao se sentar na moto, procure ficar o mais próximo possível do tanque de combustível e mover o guidão para a direita e para a esquerda.

Os joelhos não devem ser esquecidos. Eles devem pressionar levemente o tanque de combustível. Com isso, será mais fácil movimentar a parte superior do corpo.
Os pés devem estar paralelos ao chão, apontados para a frente. Preferencialmente, a ponta do pé direito deve tocar a alavanca do freio dianteiro e a ponta do pé esquerdo, a alavanca do câmbio. No caso de pessoas em que a estatura elevada ou o tipo de motocicleta não permita esse procedimento, recomendamos que se apoie as pontas dos pés nas pedaleiras, deixando-os mais próximos dos comandos e numa posição segura.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário