quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Mulheres preferem homens 'com feições mais femininas'

BBC Brasil

Mulheres que querem investir em uma relação mais duradoura preferem homens com feições mais femininas aos que se encaixam no estereótipo do "macho", revelou uma pesquisa realizada pela Universidade de Durham, no Reino Unido.

O estudo foi publicado na revista Personality and Individual Differences e envolveu cerca de 400 homens e mulheres que foram submetidos a um teste pela Internet.

Os participantes ficaram diante de duas fotos dos rostos de dois homens e tiveram de julgá-las de acordo com os quesitos: domínio, ambição, renda, confiança, comprometimento, paternidade e calor humano.

As difererenças entre as duas imagens eram muito sutis, mas perceptíveis. A face mais feminina tinha as sobrancelhas mais curvadas, a testa um pouco mais arcada e maçãs do rosto levemente elevadas. Além disso, carregava um sorriso discreto no lábios, já que as mulheres sorriem mais do que os homens, acrescentaram os pesquisadores.

Tanto homens quanto as mulheres julgaram a foto do primeiro homem (com características mais femininas) como o mais confiável, comprometido, paterno e caloroso.

Julgar pela aparência

A face masculina foi considerada a mais dominante, mas não foi verificada diferenças entre os dois em relação às categorias renda e ambição.

Lynda Boothroyd, que liderou a pesquisa, disse que "o estudo mostra que as mulheres podem usar a impressão que têm de um homem para decidir se se envolvem com ele ou não. Essa decisão depende muito do que ela está procurando no relacionamento e em que estágio de vida está".

Para o psicólogo George Fieldman, da Buckingham Chilterns University College, as descobertas "fazem sentido".

"Na sociedade moderna, a força física não é uma necessidade e pode ser vista como uma ameaça em potencial. Uma mulher poderá escolher um parceiro mais feminino porque isto pode reduzir a chance de que ele seja violento com ela", estima.

Um comentário:

  1. Eu sempre achava que as mulheres preferiam os "machões", aqueles com cara quadrada, corpo de casquinha de sorvete (cone). Eu acho que nunca fui desse tipo. Achei muito interessante esta pesquisa e com certeza ela mostra que tem gosto pra tudo. Devemos nos preocupar em sermos nós mesmos, gostar daquilo que nós gostamos, fazer o que nos dá prazer e não ligar para modismos e tendências que a sociedade indiretamente nos impõe.

    ResponderExcluir