quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mesada na volta às aulas

Aproveitamos o período de volta às aulas para abordar e esclarecer uma das dúvidas mais frequentes de pais e mães sobre educação financeira: a mesada pode/deve ser vinculada ao desempenho escolar?

A resposta simples e direta é NÃO. Mas vamos analisar e entender o porquê dessa resposta.

Primeiro, gostaria de registrar que essa posição é praticamente um consenso entre quase a totalidade dos especialistas em educação financeira infantil. Coisa rara. Em diversos fóruns, na literatura ou em conversas informais praticamente não há divergências sobre esse posicionamento.

O pagamento da mesada não deve ser vinculado ao desempenho escolar porque isso poderia contribuir para o desenvolvimento de uma personalidade mercenária nas crianças.

Também não é recomendável porque alguns pais poderiam confundir as coisas e tentar compensar eventual falta de comprometimento com o ensino dos filhos por meio de estímulo financeiro às crianças. Pais e filhos sairiam perdendo.

Um bom desempenho escolar, ou pelo menos comprometimento da criança para que isso aconteça é uma obrigação. E não deve depender de estímulo financeiro para isso. Os pais devem dar atenção, ajuda, livros, apoio. Mas não dinheiro.

A mesada, por outro lado, é uma iniciativa voluntária dos pais. Não é uma obrigação. Pelo menos não até que se comprometam com isso. Mas não deve ser apresentada como remuneração em troca disso ou daquilo. É um instrumento de educação financeira que serve para as crianças vivenciarem experiências que lhes serão úteis para a vida toda. E também para que criem um certo grau de independência. Inclusive nos aspectos financeiros.

Um dos riscos de vincular o pagamento ou o valor da mesada ao desempenho escolar é a possibilidade de as crianças manipularem as notas. Deixarem cair propositalmente em algum momento para depois negociar com os pais, em troca de dinheiro, a elevação ou a manutenção das notas. E isso pode se repetir muitas vezes, sempre que a criança quiser mais dinheiro. Há crianças que são mestres em manipular os pais. Imagine se forem remuneradas por isso.

Mesada não é remuneração por desempenho escolar. Nem por bom comportamento. Também não é salário. Não é prêmio. Não é isca. Nem mesmo instrumento de controle sobre os filhos.

A mesada é um instrumento de educação financeira que deve ser aplicado com inteligência, com sensibilidade e com responsabilidade. É um instrumento que dá oportunidade aos filhos, mas que não desonera os pais do compromisso de orientarem os filhos sobre questões financeiras. E de acompanharem o uso do dinheiro de maneira adequada.

Se a mesada não estiver sendo bem usada, não culpe apenas seus filhos. Reflita.

Álvaro Modernell
Mais Ativos Educação Financeira
www.maisativos.com.br

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