quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DICAS DE CAMINHADA

O QUE É UMA CAMINHADA ECOLÓGICA?

Caminhada ecológica não é apenas andar no meio do mato. Trata-se de um esporte não competitivo, onde cada participante deve colaborar com o companheiro de aventura para que todos superem os obstáculos e possam atingir o objetivo da chegada. Exige ritmo, equilíbrio e passada regular, sempre devagar. Queremos nos divertir, e não bater recordes.

A caminhada é a forma mais básica de aventura. A maioria dos aventureiros mais radicais, como os escaladores ou exploradores de cavernas começaram suas aventuras através da caminhada.

QUAL O GRAU DE SEGURANÇA DESSA ATIVIDADE?

Caminhadas ecológicas são extremamente seguras desde que sejam observadas as regras básicas de conduta. Manter um espírito de equipe, o respeito pela natureza e conhecer os seus limites como ser humano já são um bom começo. Procure sempre guias ou amigos experientes e utilize equipamentos necessário para a sua segurança, tais como rádios comunicadores, telefone celular, corda, caixa de primeiros socorros, etc.

CRIANÇAS PODEM PARTICIPAR DAS CAMINHADAS?

Podem. Porém maiores de 07 anos e acompanhadas do responsável. Lembre-se que os passos da criança são bem menores do que de um adulto e o ideal são as caminhadas consideradas leves. Além disso, crianças muito pequenas ainda não tem o equilíbrio corporal totalmente desenvolvido.

Para que crianças menores de 07 anos tenham uma boa relação com a natureza e atividades ao ar livre, o ideal são lugares como o Jardim Botânico, Parque da Cidade ou a Floresta das Paineiras. o caso de esportes radicais como o rapel ou rafting, a idade mínima sobe para 12 anos.

E SE CHOVER?

Chovendo forte, a caminhada estará automaticamente cancelada.

Lembre-se que o dia nublado é mais agradável para a caminhada, já que a temperatura fica mais amena.

O QUE DIFERENCIA UMA CAMINHADA LEVE, MODERADA OU PESADA?

Dentre as trilhas você encontrará os três tipos de caminhadas. Esse parâmetro de classificação é muito subjetivo, pois o que pode ser leve para uns pode parecer pesado para outros, e vice-versa.

Existem diversos fatores que devem ser avaliados numa caminhada ecológica: a distância a ser percorrida, exposição ao sol, tipo de vegetação, a inclinação da trilha, se é necessário o uso de mãos, exposição à altura, etc.... Somando-se esses fatores, damos essa classificação apenas como uma referência. Para os iniciantes na atividade, recomendamos começar com as caminhadas leves. Desta forma, você terá uma idéia do esforço exigido e poderá passar para as caminhadas consideradas moderadas e pesadas.


O QUE EU DEVO LEVAR DURANTE A CAMINHADA?

No caso de viagens, cada roteiro tem o seu diferencial dependendo do número de dias, local visitado e época do ano (Alguns lugares costumam fazer 0º no inverno). Basta

. Uma mochila pequena. A mochila deixa as suas mãos livres e distribui o peso nas suas costas de maneira uniforme, evitando problemas de coluna.
02 ou 03 garrafinhas de água mineral de 500ml. Mais do que isso é levar peso morto. Evite levar garrafas de vidro.
. Boné e filtro solar
. Repelente contra mosquitos
. Capa de chuva para eventual mudança de tempo
. Saco plástico para o lixo
. Tênis ou Bota com solado aderente. Se você for comprar um calçado para as atividades, amacie-o antes.
. Vá preferencialmente de calça comprida, evitando o jeans. O ideal são calças tipo moleton, tac-tel ou lycra, pois não dificultam o movimento do joelho. Bermudas e shorts facilitam o ataque de mosquitos e aumentam a possibilidade de coceira nas pernas pelo atrito com a vegetação.
. Um lanche, basicamente de alimentos energéticos (Sanduíches natural sem maionese, frutas, frutas secas, granola, chocolate, etc)
. Máquina fotográfica

QUAL O PROCEDIMENTO DO GRUPO DURANTE O PASSEIO?

Reconhecer a liderança dos guias, espírito de equipe, amizade e respeito pela natureza. Durante a caminhada todo o lixo produzido pelo grupo ou encontrado pelo caminho é recolhido e deverá retornar com os participantes.

Nenhuma espécie mineral, animal ou vegetal deverá ser retirada. Admirar a natureza em seu próprio ambiente é o maior privilégio que temos.

COMO É FEITO O TRANSPORTE ATÉ O INICIO DA CAMINHADA?

Algumas caminhadas já tem o seu ponto de início coincidindo com o ponto de encontro do grupo. No entanto, recomendamos aos participantes irem de carro aos passeios, pois algumas caminhadas exigem deslocamento até o início da trilha. Caso não haja veículos suficientes, o grupo irá a pé ou de ônibus até o início da trilha.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário