sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Um raio pode atingir alguém em um local fechado?

Mais de mil pessoas são atingidas por raios todos os anos nos Estados Unidos e mais de cem delas morrem em decorrência do acidente. No Brasil morreram 75 pessoas vítimas de raios em 2008 - contra os 47 do ano anterior, de acordo com levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foi o recorde da década. Em 2008, 61% dos casos ocorreram no verão e 23% na primavera, sendo que 76% das vítimas eram do sexo masculino. Nenhuma das mortes, no entanto, ocorreu dentro de ambientes fechados. Todas as pessoas que foram atingidas estavam ao ar livre.


© Chan Pak Kei / iStockphoto

Numa tempestade de raios, se você estiver dentro de casa pode ser atingido por um?

Isso não quer dizer que as pessoas são imunes a raios quando estão dentro de casa. Se um raio atingir a linha do telefone do lado de fora da casa, a descarga elétrica viajará para todas as extensões dessa linha e pode atingi-lo, caso você esteja segurando o telefone. Se você estiver dentro de um local fechado durante uma tempestade, fique longe do telefone com fio. Se for extremamente necessário ligar para alguém, utilize um telefone sem fio ou um telefone celular. Assim, você estará se afastando do perigo.
Fique longe de encanamento de metal de lugares como a banheira ou o chuveiro. Um raio consegue atingir uma casa ou um local próximo a ela e transmitir uma descarga elétrica aos canos de metal utilizados no encanamento. Se você estiver em contato com esses canos ou com algo conectado a eles, a descarga elétrica pode atingi-lo. Mas isso já não é tão perigoso quanto antes, uma vez que a maioria dos encanamentos atuais são feitos de PVC (cloreto de polivinil). Se não souber de que material o seu encanamento é feito, espere até a tempestade passar.
Nesse meio tempo, desligue todos os utensílios elétricos e aparelhos eletrônicos. Aparelhos como o computador, a televisão e o ar condicionado são possíveis meios de acesso entre o raio e você.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário